Menu

Veja também:

Imagine um projeto de escola disruptivo, no qual a linguagem arquitetônica dialoga com um currículo voltado à sustentabilidade e uma forma de aprender e desenvolver capacidades intelectuais que foge do lugar comum. Ficou inspirada? Então, prepare-se para se encantar com o case que vamos apresentar nesta matéria.

Desenvolvida pelo escritório Danielle Bellini Arquitetura e Design, esta escola infantil se caracteriza pela diversidade de linhas e simetrias, pela composição metálica marcante e, claro, por uma construção focada na sustentabilidade e na construção de ambientes aconchegantes. Mas não podemos resumir o projeto de forma tão simples.

Para entender melhor como foi idealizada a composição dos espaços da escola, será necessário explorar também um pouco do contexto por trás de sua proposta. É justamente sobre isso que falaremos a seguir. Certamente, ao fim desta matéria você ficará ainda mais encantada por cada detalhe do projeto!

escola-nave-danielle-bellini-6

Foto: Denílson Machado

Siga a leitura e descubra todo o charme da Escola Nave.

Arquitetura contemporânea com geometrias alegres

Inicialmente, é válido contextualizar: a Escola Nave é uma escola infantil, que recebe crianças dos 4 aos 10 anos de idade, oferecendo também atividades secundárias para jovens de baixa renda. Mas essa não é uma escola qualquer. Nela, os pequenos também são incentivadas, por exemplo, a cultivar sua própria horta e aprender através da música.

escola-nave-danielle-bellini-4

Foto: Denílson Machado

Com uma proposta tão transformadora e estimulante, o ambiente necessitava de uma composição arquitetônica à altura.

Foi inspirada por tal essência vanguardista que a designer Danielle Bellini e seu sócio, Luiz Gustavo Bellini, conceberam a estrutura de 1.800,00 m² da escola. O projeto inclui oito salas de aula, dois pátios abertos de convívio, um bloco com as instalações de apoio e quadra esportiva.

O que chama atenção no projeto, sem dúvidas, é que cada espaço foi completamente personalizado. Conforme contextualiza Danielle, a escolha de paginações texturizadas e com geometrias se deu, justamente, com o intuito de estimular o aspecto lúdico e alegre, motivando a aprendizagem das crianças.

escola-nave-danielle-bellini-9

Foto: Denílson Machado

A estrutura metálica diagonal também foi proposital. “A forma que faz parecer que as salas estão voando foi uma escolha deliberada, com o intuito de viabilizar a ventilação natural – não há ar condicionado – e permitir tanto a entrada de sol, quanto a incidência de sombra em determinados horários do dia, mantendo frescos os ambientes”, explica Danielle.

Volumetrias em contexto sustentável agregam valor ao projeto

Inquestionavelmente, a estrutura, as cores e os acabamentos presentes em cada ambiente da Escola Nave impressionam. “O projeto traz essa diversidade das linhas e das simetrias, a volumetria nas fachadas e as figuras geométricas na parte interna, propondo uma linguagem mais contemporânea, alinhada com os projetos que desenvolvemos no escritório”, pontua a designer.

escola-nave-danielle-bellini-3

Foto: Denílson Machado

O mais interessante é que, muito além do aspecto estético, a originalidade na escolha dos materiais e na composição da estrutura está alinhada ao conceito de sustentabilidade.

A própria estrutura em metal e placa cimentícia reduziu os custos e o impacto da obra, pois tais materiais geram menos resíduos. Além disso, a escola conta com uso de energia fotovoltaica e sistema de climatização VRF para o auditório, oferecendo máximo conforto térmico com redução de consumo elétrico.

escola-nave-danielle-bellini-1

Foto: Denílson Machado

Fusão entre acabamentos modernos e tecnologia de ponta

Além de uma proposta futurista em termos de acabamentos, a Escola Nave também foi projetada para atender às demandas tecnológicas indispensáveis a qualquer ambiente de ensino contemporâneo. “O projeto contou com a implementação de 40 câmeras de segurança, além de um sistema de WIFI integrado”, compartilha Danielle.

escola-nave-danielle-bellini-2

Foto: Denílson Machado

Através das peças personalizadas e assinadas pelo escritório inclusas na decoração e do diálogo incessante entre a arquitetura e a pauta de ensino focada em uma formação integral das crianças, pode-se dizer que este projeto é um verdadeiro sucesso. Tanto pelo aspecto visual, quanto pela essência.

E você, gostou do projeto? Se você ficou inspirada, aproveite para compartilhar com suas amigas que também são apaixonadas por ambientes modernos e cheios de alma!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.